Alô Bebê

Sobre a Alô Bebê
Criada em 1987, a Alô Bebê, considerada a maior rede de varejo infantil no Brasil, vem se solidificando a cada ano no mercado devido sua filosofia de oferecer ao cliente o máximo em qualidade, seja em atendimento, opções de mercadorias e preços.

Para tanto, a empresa passou por algumas transformações, que possibilitaram a abertura de caminhos: Hoje conta com 28 unidades consolidadas em diferentes estados (dentre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal), além de gerenciar um completo e-commerce de alcance nacional, onde oferece toda as linhas de carrinhos, berços, banheiras, enxovais, brinquedos e livros dos principais fabricantes de itens necessários para cuidados infantis.

Matriz: São Paulo
Funcionários: Grande (acima de 500 funcionários)
Setor: Comércio varejista

O Desafio
Devido ao seu crescimento acelerado no mercado, a Alô Bebê via-se em um cenário consolidado, que atendida uma grande parcela entre os consumidores do varejo infantil. Para acompanhar tal crescimento, delimitou-se como estratégia não só ter os insumos suficientes para atender a demanda, mas também gerar uma maior aproximação online com seus clientes, criando canais que satisfizessem suas expectativas e disponibilizassem rapidamente os produtos para atender suas necessidades.

Assim deu-se o desafio da Alô Bebê: a empresa contava com um cenário digital estruturado, já com uma infraestrutura monolítica e baseada em Microsoft, mas que contava com um ambiente que não acompanhava efetivamente o crescimento de seu plano de negócio. Como resultado, tal situação acarretava na perda de vendas de seu e-commerce, devido à falta de escalabilidade e velocidade de carregamento do site.

Para sanar tais problemas seria então preciso revisar a capacidade do ambiente e desenvolver uma nova arquitetura, que otimizasse as operações do e-commerce (que já estava desenvolvido em uma nova versão PHP), reformulasse e expandisse o ambiente através de recursos automatizados AWS (facilitando o deploy do ambiente), mantivesse o orçamento já antes previsto para manutenção e atendesse prontamente o tráfego de usuário dentro de um novo site, que já estava em fase de homologação.

A Solução
Como primeiro passo a ser dado, seria necessário realizar toda a fundação de infraestrutura de modo que esta fosse distribuída e suportasse as cargas de trabalho da Alô Bebê. Com o levantamento das necessidades do cliente e o mapeamento de todo o ambiente já elaborado, teria-se então a concepção do desenho e construção da esteira de desenvolvimento, bem como das pessoas e áreas que seriam diretamente envolvidas e impactadas.

Sendo assim, com a consultoria especializada de arquitetura em nuvem da BMSIX, a equipe propôs ao cliente a reestruturação do e-commerce com o desenvolvimento de uma linguagem mais moderna para se obter um site mais seguro, eficiente e que aguentasse um grande tráfego de usuários, tudo isso com o apoio de serviços baseados em nuvem. Como solução, teve-se então uma total reformulação de uma arquitetura Microsoft elaborada em duas camadas (sendo uma de aplicação e outra de banco de dados) e que utilizava de IaaS, para um banco de dados que atendia como PaaS e realizava uma conversão de MSSQL Server para MySQL, MemCached, CDN, S3 e LB.

Com isso, a ideia seria criar um ambiente com alta disponibilidade para servidores web-apache PHP, que proporcionaria um serviço de auto scaling configurado, atendendo a picos de demanda e balanceamento de cargas para servidores, o que garantiria a maior estabilidade do e-commerce. Já para otimizar a performance, seria necessário trabalhar com um storage para armazenamento de conteúdos estáticos e hosting de DNS.

Como modo de otimizar o projeto, pensou-se também em uma arquitetura que separasse a área administrativa da aplicação e repositório de código, criando dois servidores de alta disponibilidade. O resultado foi um pipeline com uma esteira de deploy automatizada através do uso de ferramentas CI/CD (AWS Code Commit, AWS Code Deploy, AWS Code Pipeline e RDS), prezando pela escalabilidade, conectividade, performance, segurança e melhor custo para a solução de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelo cliente e pela AWS.

Importante ressaltar que todo o entendimento da demanda, mapeamento dos envolvidos, planejamentos quanto à requisitos e cronogramas, execução das atividades operacionais (homologações, e cutover) e acompanhamento pós-live e passagem de conhecimento para o cliente resultou em um projeto com um ciclo de vida com cerca de 6 meses.

Resultados e Impactos
Com a definição das reformulações aqui propostas e utilizando novas tecnologias em cloud que, tanto promoveram resiliência e melhorias contínuas aos processos, quanto colaborariam na elaboração de um plano de evolução e segurança do ambiente através de ferramentas da cultura DevOps, atendeu-se a demanda do negócio com o mínimo impacto e resultando no desenvolvimento de uma nova aplicação que dobrou o page speed do e-commerce e, por consequência, proporcionar um ambiente performático que hoje suporta o crescimento exponencial do negócio também em demais marketplaces, trazendo valor para os clientes.

Com a implementação do projeto, atividades como administração de aplicações (incluindo codificação e deploy de versão), licenciamento de aplicações, software ou SGBD de uso específico do Alô Bebê, instalação, administração ou gerência de redes de telecomunicações, conectividade física e lógica entre os sites / fornecimento de links ponto a ponto, suporte ao usuário final de qualquer aplicação/software do cliente e gestão ou monitoração são executados para manter o projeto em seu devido funcionamento.