O mercado está em constante mudança e para acompanhar o atual cenário mercadológico, onde se preza não apenas a prestação eficiente de serviços, mas também a qualidade na entrega, temos a tecnologia cloud como uma grande agregadora de valor dos planos de negócios e promotora de inovações que muito beneficiam a sociedade.

A premissa do cloud computing é simples e objetiva: com os serviços na nuvem seu time de TI envolve-se menos com os trabalhos operacionais, tendo a seu favor a automatização/otimização de processos e, por consequência, dá vazão a criação e implementação de projetos que valorizam as demais áreas de negócio. Contudo, para que esta premissa seja realizável e esteja presente no dia-a-dia de sua empresa, se faz interessante que a tomada de decisão e a execução do projeto sejam estratégicos e suportados por uma equipe especializada ao longo de todas suas etapas.

No processo de adoção à nuvem, antes de qualquer coisa, deve-se escolher qual provedor será utilizado. Hoje o mercado está preparado para fornecer uma gama de soluções e ferramentas que atendem às suas necessidades, contudo, é importante sempre ter em mente que há diferenças entre cada ferramenta e que, portanto, o provedor não deve ser escolhido de modo aleatório. Neste caso, é lógico que o custo benefício precisa ser levado em consideração, mas jamais esqueça de tomar decisões estratégicas que estejam alinhadas com os resultados de negócios desejados.

O melhor caminho nesta fase inicial está na utilização de ferramentas que compilam dados técnicos do seu ambiente, bem como na troca de expectativas e planos de ação com parceiros especializados, que o ajudarão a mapear as reais necessidades de negócio, traçar os objetivos para viabilizar seu projeto e indicar os caminhos adequados para a migração, evitando assim futuras frustrações consequentes das falhas de um projeto mal elaborado.

Após esta primeira fase, partimos para a etapa de adoção, onde a migração é realizada e apresentam-se os especialistas à tecnologia cloud. Aqui a avaliação da performance e produtividade dos colaboradores diante à nova tecnologia deve ser acompanha minuciosamente, lembrando sempre que o segredo é começar por uma migração de aplicações fragmentada e menos complexa, garantindo a segurança e a fácil adaptação do time.

Com o processo de migração concluído e o tempo suficiente para realizar as validações e ajustes necessários em seu ambiente na nuvem, os benefícios e ganhos com esta tecnologia ficam mais evidentes, afinal, agora deixa-se de depender da compra e manutenção de infraestrutura e a redução de custos de manutenção está diretamente relacionada com a demanda. Estes pontos certamente contribuem com que o cloud computing ganhe o peso que tem hoje, sendo considerado um grande promotor da transformação digital e mostrando-se como diferencial entre diversos setores mercadológicos.

E para saber mais sobre este conteúdo, basta entrar em contato conosco! Nós da BMSIX estamos à disposição para tirar qualquer dúvida. Será um prazer lhe auxiliar nesta jornada para a nuvem!